Nós já fomos bem pequeninos. Já coubemos na barriga da mamãe. Só tomávamos leitinho, depois mingau, depois as papinhas, só então as comidinhas na panela. E a mamãe, a vovó, o papai com todo o amor e paciência preparavam o nosso alimento, torcendo pra que a gente gostasse da comida e comesse pelo menos um pouquinho. Tanto esforço nos fez chegar até aquí.
Mas quem será que escolheu o meu nome? Fizemos uma pesquisa com os responsáveis.
Descobrimos que o primeiro e mais importante documento que uma pessoa tem é a certidão de nascimento. Pesquisamos nas nossas fichas na escola e vimos como é o documento.
Aniversários
Com a pesquisa realizada nas certidões de nascimento foi possível também identificar a data de nascimento dos amigos da turminha. Então aproveitamos para criar uma tabela com os dias e meses dos aniversários da turma. Assim percebemos a importância do número no nosso dia-a-dia.
Comparamos os meses com mais aniversariantes e os que tem menos. Comemoramos ainda os aniversários que já passaram e nos divertimos bastante.
O nome
O nome é o primeiro texto que a criança conhece. E ele será nosso ponto de partida. Realizamos em sala algumas atividades usando as plaquinhas com o nome. Em primeiro lugar separamos meninos e meninas, comparamos as quantidades, levantamos possibilidades, depois cada um localizou seu nome e para finalizar cada um procurou o nome de um amigo.
Aproveitamos ainda para enfeitar a folha com o nosso nome.
Ficou lindo!
Aproveitamos para digitar o nome.
Os filhos são herança do Senhor. Sl 127.3
Nenhum comentário:
Postar um comentário